sábado, 4 de outubro de 2008

Uma questão que não está nos livros...

(UFSM-RS) Guimarães Rosa costumava dizer que “decifrar mistérios é ótimo. Diverte e exercita o cérebro”. É assim que ele desafia o leitor, ao propor para um conto de Primeiras histórias a seguinte ilustração:


Os cinco elementos trazem sugestões simbólicas que se associam por adição. Afirma-se que o mistério proposto pelo escritor mineiro pode ser decifrado por: a) “Partida do audaz navegante”, pois tem como tema um homem que, numa canoa, chega a determinada cidade e seqüestra duas crianças.
b) “A terceira margem do rio”, pois , o infinito, simboliza a terceira margem, o rio adentro, a busca do ponto mais elevado do desenvolvimento mental.
c) “Famigerado”, pois Damásio, dos Siqueiras, ao morrer no fim do conto, atinge o ponto mais elevado do desenvolvimento mental.
d) “O espelho”, pois o elemento infinito remete à batalha dos índios protagonistas do conto, em sua infinita busca de perfeição.
e) “Seqüência”, pois o conto retrata a eterna busca de um homem, a fim de resgatar uma vaquinha fujona, que remete ao símbolo do infinito, já que a procura não termina nunca.
Resposta: b

Nenhum comentário: